O princípio do turbocompressor é basicamente aproveitar a energia contida nos gases de escapamento, utilizada para comprimir o ar que vai ser admitido pelo motor. O resultado final disso tudo é que um motor com turbocompressor tem uma potência de 30 a 200% (dependendo da pressão utilizada) maior que um motor aspirado com a mesma cilindrada.
Durante o funcionamento de um turbocompressor, gases provenientes do motor, são direcionados por intermédio do coletor de escape para a carcaça da turbina. Esses gases, possuindo energia na forma de pressão, temperatura e velocidade, provocam a rotação do rotor da turbina e, consequentemente, do rotor do compressor.
Com a rotação, o ar atmosférico (que deverá estar previamente filtrado) é aspirado e posteriormente comprimido pelo rotor do compressor, de onde segue para os cilindros do motor, direcionado pelo coletor de admissão.
Havendo maior massa de ar na entrada dos cilindros, pode-se queimar maior quantidade de combustível, além de obter-se a combustão completa da mistura.
Aliando estas três características, o resultado obtido é um aumento significativo da potência e torque do motor e diminuição na emissão de poluentes e consumo de combustível.
Da energia gerada por um motor de combustão interna, apenas um terço é disponibilizada para a movimentação do veículo.
LUBRIFICAÇÃO
Para o correto funcionamento das partes móveis do turbocompressor, é essencial um sistema de lubrificação que minimize qualquer atrito, principalmente do conjunto eixo-rotor com os mancais radiais.
O sistema de lubrificação do turbocompressor se utiliza do mesmo óleo e da mesma
bomba que fazem a lubrificação do motor, sendo conduzido através de tubulação ou flexíveis específicos até a carcaça central. Após entrar pelas galerias de lubrificação da carcaça central, o óleo é direcionado para o mancal axial e mancais radiais, formando uma película lubrificante que os envolve, mantendo flutuantes todos os componentes móveis.
Após realizar a lubrificação forçada, o óleo retorna para o cárter por gravidade através da tubulação de retorno, a qual é imprescindível que esteja livre de qualquer obstrução.
E não se esqueça de compartilhar nossos posts com seus amigos, é só clicar aqui embaixo: